20/08/2013

Bolo de Maracujá Encharcado

bolo de maracujá

bolo húmido de maracujá

bolo de maracujá com calda de maracujá


Confesso que quando cheguei a casa de férias, a primeira vontade que tive foi de fazer um bolo. De sentir o conforto da comida caseira feita por mim. De avançar por todas as suas etapas. Untar uma forma e enfarinhar as mãos. Bater os ovos frescos e ver o seu volume duplicar numa mousse cremosa tão familiar. De ligar o forno e deixar-me inebriar pelos aromas libertados pelo bolo a cozer. De provar a primeira dentada e ouvir os comentários de quem também aguarda com saudade os sabores de casa. Com o calor ainda a fazer-se sentir, decidi fazer, pela primeira vez, um Bolo de Maracujá. Gosto imenso deste fruto exótico, cujos sabores são, no meu entender, uma das personificações do Verão.
A receita foi adaptada de um bolo de laranja da minha avó, que resultou lindamente, e passou para a minha lista dos bolos favoritos para esta estação. As fatias são fofas e húmidas, sentindo-se em cada garfada a doçura e a acidez tão bem equilibradas que o maracujá proporciona. Servido fresco, é difícil não voltar a repetir.


BOLO DE MARACUJÁ ENCHARCADO

ingredientes

4 ovos médios (gemas e claras em separado)
275g de açúcar
75g de margarina derretida
175g de farinha
2 c.sopa rasas de fermento em pó
150ml de polpa de maracujá (cerca de 1/2 lata - guardar a restante para a calda)
1 chávena de café de água (para a calda)


preparação

1. pré-aquecer o forno a 180ºC
2. untar uma forma redonda de buraco com manteiga e polvilhar com farinha
3. numa taça, bater as claras em castelo bem firme
4. à parte, bater as gemas com o açúcar até se obter um creme fofo e esbranquiçado
5. acrescentar a margarina derretida e continuar a bater
6. adicionar aos poucos a polpa, previamente passada por um passador de rede fina, e mexer bem, alternando com a farinha peneirada com o fermento
7. finamente, envolver cuidadosamente as claras em castelo à massa e verter para a forma, alisando a superfície
8. levar ao forno durante cerca de 40 minutos, ou até o bolo estar cozido (verificar com o teste do palito)
9. retirar o bolo do forno e deixar arrefecer na forma até esfriar
10. entretanto, deitar a restante polpa num tachinho e acrescentar 1 chávena de café de água
11. levar ao lume até levantar fervura e retirar do calor
12. desenformar o bolo para um prato de servir e picar a superfície com um garfo
13. derramar a calda em todo o bolo e levar umas horas ao frigorífico antes de servir

nota: guardar o bolo no frio para ficar sempre fresco; quem não gostar das sementes de maracujá, coar a calda antes de a derramar no bolo

Até breve!

10 comentários:

  1. Um bolo mesmo ao meu gosto! E com essa calda de maracujá, deve ficar delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bolo lindo e delicioso, adoro maracuja

    ResponderEliminar
  3. Ate eu ja fiquei rendida a este bolinho de regresso a casa de ferias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu às vezes até levo um bolo caseiro quando vou de férias, vê lá tu!
    Por isso entendo perfeitamente, o voltar, o regresso, o estar em casa e fazer um bolinho, são coisas que adoro simplesmente :)
    E que bolo lindo!! Maravilhosa adaptação com o maracujá, deve ser delicioso bem fresquinho!!
    Posso servir-me?
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá! Ficou com bolo mesmo com uma textura magnifica... e com cheirinho a Verão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que bolo tão lindo, Patrícia! Ficou fantástico e logo com maracujá, que eu adoro! Tão fresco e leve :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspeto bem guloso!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  8. olá
    este bolo tem um aspeto maravilhoso
    dá logo vontade de comer
    tudo muito lindo
    amei
    bjs

    ResponderEliminar
  9. http://fifa14.mmo18.comsegunda-feira, 23 junho, 2014

    Excellent certainly! Many thanks with this!


    fifa 14 coins
    ESO Gold
    fut 14 coins

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!